Os 10 erros mais comuns em música para casamento e 7 pontos importantes que você deve ficar atento.

Os 10 erros mais comuns em música para casamento e 7 pontos importantes que você deve ficar atento.

Os 10 erros mais comuns em música para casamento e 7 pontos importantes que você deve ficar atento.

1. Silêncio durante a cerimônia:
Mesmo antes de a cerimônia começar, deixe combinado com os músicos para tocarem música ambiente. A falta disso pode dar a sensação de que os convidados chegaram cedo demais. Escolha também algumas músicas de “emergência” para serem tocadas durante pausas na cerimônia, caso necessário, elas serão tocadas para preencher esse momento sem que todos fiquem se entreolhando e perguntando o que aconteceu.

2. Não confirmar as músicas escolhidas:
Tanto as músicas da cerimônia quanto o repertório da música da festa devem ter sido repassadas com os músicos para ter certeza de que estão corretas. É um tanto quanto frustrante quando você tem uma música que significa muito para você e ela não é tocada ou simplesmente trocada por uma que não te agrada.

3. Músicos demais ou de menos:
Verifique quantos músicos serão necessários para criar harmonia adequada aos espaços da cerimônia e festa. Contratar músicos demais pode parecer um exagero, sair caro, e chamar mais atenção do que deveria. Músicos de menos podem não criar o impacto sonoro esperado para dar o clima adequado ao ambiente.

4. Músicos cantando em língua estrangeira:
Escolher uma música em qualquer outra língua que não seja o português, tem seus riscos. Verifiquem se os músicos a cantam corretamente. Alguns convidados podem ser fluentes no idioma e a interpretação "enrolada" pode distrair e tirar o foco da cerimônia.

5. Músicas com temas inadequados:
Principalmente na cerimônia, as músicas devem ser alegres, românticas e suaves. Alguns casais erram ao escolher a música somente pela melodia sem prestar atenção ao que ela diz. Isso é importante principalmente em músicas estrangeiras. Ninguém quer que uma música sobre morte ou tristeza seja tema de um momento tão especial.

6. Não verificar as exigências ou restrições dos locais de cerimônia e festa:
Algumas igrejas têm restrições com relação ao repertório musical, certifique-se de que as músicas escolhidas estão adequadas a elas. Também as restrições técnicas como número de microfones, caixas de som e pontos de energia para saber se estão adequadas aos músicos contratados.

7. Chamar aquele amigo pra “quebrar o galho”:
Querendo economizar, alguns noivos apostam naquele amigo que está começando uma banda, ou que toca o violão nas viagens de praia, CUIDADO! Pode ser muito simpático, mas não necessariamente adequado para um casamento. Músicos profissionais e com experiência fazem enorme diferença na qualidade dessa mágica trilha sonora.

8. Fazer uma primeira “Dança dos noivos” longa demais:
Todos estão muito felizes pela união do casal, mas também loucos pra agitar, celebrar e dançar, então, façam da dança dos noivos um momento mágico e não muito extenso, senão as pessoas perdem o foco, cansam de olhar e vão conversar e comer quitutes!

9. Tocar músicas muito agitadas durante o jantar:
O ideal é que a música seja um pouco mais tranquila, assim a comida desce mais gostosa. Música agitada demais faz com que as pessoas não saboreiem com tanto prazer a comida que vocês estão pagando tão caro para servir.

10. Não variar os estilos de música:
Vocês podem amar um estilo de música, mas... o repertório precisa ser variado para agradar a todos. Caso contrário, muitos convidados podem ficar cansados e deixarem a festa mais cedo. Pensem que essa é uma festa especial em que vocês não estão somente entre amigos. Avós, tios e até os priminhos mais novos também querem se divertir e todos tem um gosto bem diferente.

 

 

Por Adriano Gomes

Creio que seja importante citar alguns pontos em relação à segurança. Está certo de que devemos procurar por qualidade e preço baixo (Custo Benefício), mas nunca devemos esquecer da SEGURANÇA. 

Empresas que fazem o serviço de música para cerimônia e festa, tem várias! 
Empresas que lhe garante que fará o serviço que você  contratou... já não é bem assim!

O músico pode ser virtuoso, com alto conhecimento musical e técnico. 
Mas ele é pontual? Ele vai de fato realizar a sua cerimônia e festa? Se ele ficar doente, quem vai no lugar dele? 

Para evitar essas frustrações, cada dica abaixo vale. 

1º REFERÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES
Hoje em dia temos vários recursos que podemos pesquisar para saber se a empresa tem uma boa procedência. A opinião de outros casais é importante para que o casal sinta a segurança inicial. O google e FaceBook são excelente ferramentas para pesquisar a procedência da empresa. 

2º CONHECER A ORQUESTRA OU BANDA PESSOALMENTE
Assista apresentações ao vivo da orquestra ou banda antes de assinar algum documento. Algumas empresas realizam demonstrações ao vivo para futuros contratentes, é importante se apegar à esse detalhe para se ter noção do comportamento dos músicos, qualidade de equipamento de som e inclusive a afinação.

3º MÚSICOS DA EMPRESA
Verifique se os músicos trabalham exclusivamente para a empresa ou já tem uma vivência extensa com a mesma. 

4º CNPJ /SEDE PRÓPRIA/ESCRITÓRIO
Verifique se a empresa à ser contratada tem CNPJ - LTDA , se tem um escritório fixo ou sede própria. Infelizmente no mundo dos eventos surgem "fornecedores" buscando novos horizontes, "profissionais" que são contratados e desaparecem no dia do casamento.

5ºORGANIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO 
Vale a pena conversar com o responsável pela orquestra e músicos com antecedência. Pedir sugestões sobre músicas e sobre os momentos que tal música deve ser tocada. 
Músicas que não fazem parte do repertório da empresa devem ser escolhidas com antecedência, para que o responsável tenha um tempo hábil na preparação. Solicite também ao responsável que faça uma visita no local do casamento, esse fator é importante para que no dia não aconteça nenhum imprevisto em relação à voltagem da eletricidade e espaço destinado aos músicos.

6º OUTROS EQUIPAMENTOS PARA A CERIMÔNIA
Se o casamento for celebrado em buffet, espaços ou salões, verifique com o celebrante se ele levará microfone. 
Algumas orquestras costumam não levar microfone adicional e isso é passado despercebido. Converse com o celebrante e o responsável da orquestra ou banda.

7º CONTRATO
Solicite um contrato detalhado, onde todos os serviços sejam citados, desde a recepção inicial até o final do serviço. Todo cuidado é pouco.




 

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